Antenas

Home Acima


TIPOS BÁSICOS DE ANTENAS

ANTENAS DIRECIONAIS DE GANHO

 

As antenas direcionais favorecem sinais para uma [e algumas vezes mais) direção sobre as outras. Quadra cúbicas e Yagis predominam. Elas são montadas em mastros ou simplesmente carregadas na mão mas sempre tendo-se a possibilidade de se fazer um círculo completo, e o S-meter ou outro indicador é usado para determinar a direção ou direções correspondentes as características da antena, como as com lóbulos traseiros ou nulos.

 

Antenas de ganho são populares pelo fato de serem simples, fáceis de entender, e prontamente disponíveis. Se você tem uma antena direcional de 3 ou 4 elementos e um receiver com S-meter, você está pronto para a caçada. Antenas de ganho podem ser usadas de qualquer modo que o receiver possa receber, quanto mais longa a transmissão maior será a oportunidade para o observador girar a antena e obter o rumo ou direção do sinal.

 

Para se incrementar o ganho (a habilidade de se ouvir sinais muito fracos), as antenas podem ser grandes. Tenta-se inventar uma antena pequena com a maior eficiência que uma full-size para uma determinada banda, mas o sucesso tem sido intangível. Felizmente, uma antena relativamente pequena irá realizar muito bem o trabalho de caça para o VHF.

 

Antenas de ganho tem as suas desvantagens. São relativamente lentas para girar, não nos fornecem direcionamentos instantâneos e não são capazes de nos fornecer precisão em termos de frações de graus. Antenas de leitura de nulos possuem melhor precisão, mas baixa sensitividade. Também, nos 2 metros, uma antena quadra cúbica de 4 elementos é um pouco difícil de se carregar a pé quando se está chegando perto do sinal.